Menu

Radio Multicultural

Música: Morre o cantor Belchior aos 70 anos

30 ABR 2017
30 de Abril de 2017
Anúncio do falecimento foi feito pelos jornais cearenses. Governador do Ceará divulga nota de pesar

O cantor e compositor Belchior morreu na madrugada de sábado (29) para domingo (30) aos 70 anos de acordo com os jornais O Povo e Diário do Nordeste, do Ceará, Estado natal do músico. As publicações dizem ter confirmado a informação com familiares, que não divulgaram a causa do falecimento em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. O corpo do cantor será transportado para a cidade cearense de Sobral, sua terra natal. Não foram divulgadas ainda informações sobre o funeral de Belchior. O governador cearense, Camilo Santana, disse em nota de pesar que "o povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente tudo que fez e pelo legado que deixa".

O músico, cultuado por suas letras melancólicas e irônicas, teve o auge da carreira nos anos 70. Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na gravadora Chantecler. O segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida, Como nossos pais, que depois foram regravadas por Elis Regina e Apenas um rapaz latino-americano. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa) e Galos, noites e quintais (regravada por Jair Rodrigues). Em 1979 no LP Era uma Vez um Homem e Seu Tempo (Warner) gravou Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon), também gravada pela cantora Bianca. Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati. Sua discografia inclui Um show – dez anos de sucesso (1986, Continental) e Vício elegante (1996, GPA/Velas), com regravações de sucessos de outros compositores.

Nos últimos anos enfrentou algumas turbulências,  recluso e fora do palcos e passando por processos judiciais e trabalhistas, chegou a viver no Uruguai por alguns anos, abandonando inclusive bens materiais no Brasil. Atualmente vivia em Santa Cruz junto com a companheira Edna Prometheu.
Voltar

Rua Perpétuo Junior, 178 - Santana - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3735-9892 - E-mail: liberto.solanotrindade@gmail.com

Tenha também o seu site. É grátis!