Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
pixel fb
José de Almeida Amaral Jr.
Paulistano. Professor em Ciências Sociais, bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Educação - Políticas, pós graduado em Sociologia e em História: Arte, Cultura e Patrimônio.
É vegetariano.
Foi colunista em economia e política do Jornal Mundo Lusíada, do Jornal Cantareira e Cantareira FM, da Rádio 9 de Julho AM e hoje atua como colunista da Revista Família Cristã.
É coautor, para o DIEESE/Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial, do livro “Políticas Econômicas e Reparações - Uma Contribuição ao Debate” (2002).
Estudou música na ULM – Tom Jobim (agora EMESP): clarineta e canto coral. Teve atuação em diversos grupos como o Coral do CCSP, Jazz Standards Choir da ULM, Coral de Mantras da ULM, Coro da EMESP, Grupo Choro e Canção SESC, Collegium Musicum de São Paulo e, atualmente, está no Coro do Museu de Arte Sacra do Estado e é membro da comunitária Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes, na Casa de Cultura Vila Guilherme (SMC/PMSP).
Escreve obras com temática relativa à cidade de São Paulo e sua música, como “Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo” (2013) - que recebeu publicação da Fundação Theatro Municipal - e “Conjunto Atlântico – Uma História de Amor ao Choro” (2017).
Foi colunista da página Ziriguidum/ UOL e Catraca Livre / Samba em Rede, versando sobre choro e MPB. Realiza apresentações, palestras e cursos divulgando os referidos assuntos em escolas, centros culturais, entidades como SESC, Clubes de Choro e eventos como a Jornada do Patrimônio Histórico do município.
É Conselheiro Honorário do Clube do Choro de Santos. Produz e apresenta o Programa “Choro e Companhia – Música Instrumental do Brasil” pela Web Rádio Casilêoca.